sexta-feira, 22 de maio de 2015

Campanha de vacinação contra a gripe atingiu 38% da meta

 
 Às vésperas do fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, 19 milhões de pessoas foram vacinadas no país. O número representa 38,6% do público-alvo formado por 49,7 milhões de vulneráveis às complicações da gripe. A meta estipulada pelo governo é imunizar 80% das pessoas deste grupo. O fim da campanha está marcado para essa sexta-feira (22). São Paulo já decidiu prorrogar o prazo no Estado.

A vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população e trabalhadores do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Segundo o Ministério da Saúde, que disponibilizou 54 milhões de doses para todos os Estados e o Distrito Federal, a vacina é segura e previne casos graves da doença.



A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto. A após da administração da dose, o corpo leva de duas a três semanas para gerar as proteções contra a gripe.

Mães recentes e idosos aderem mais

Dentre os grupos prioritários à vacinação, a maior cobertura foi entre as mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, que receberam 193.753 doses, e atingiram 54,15% de cobertura.
Os idosos, com 60 anos ou mais, atingiram 43,28% de cobertura, chegando a 9 milhões de pessoas vacinadas.
Entre as crianças de seis meses a menores de cinco anos, 4,8 milhões receberam a vacina e alcançaram uma cobertura de 37,9%.

Nas gestantes foram aplicadas 802,3 mil doses, o que representa 36,86% de adesão, e, entre os trabalhadores de saúde, 1,3 milhão receberam a dose, número equivalente a 32,91% de cobertura.
Com 174,6 mil doses aplicadas, 28,8% dos indígenas foram vacinados.  Também foram aplicadas 2,8 milhões de doses nos grupos de pessoas com alguma doença crônica, população e trabalhadores do sistema prisional.

"Essa é uma vacina muito importante para a saúde da população, pois ajuda a reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Portanto, as pessoas que são integrantes do grupo prioritário devem procurar um dos postos de vacinação para fazer a prevenção contra gripe", afirma o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antônio Nardi.