segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dilma e ministros discutem cortes no Orçamento em reunião no Alvorada

Compareceram Joaquim Levy, Nelson Barbosa e Aloizio Mercadante. 

Em março, presidente afirmou que corte será 'significativo'.



Carro com o ministro Joaquim Levy chega ao Palácio da Alvorada (Foto: Lucas Salomão / G1)
Ministros da chamada "junta orçamentária" compareceram na tarde deste domingo (17) ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff sobre o corte a ser efetuado no Orçamento da União deste ano.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, chegou às 15h25. Além dele, foram convocados Nelson Barbosa (Planejamento) e Aloizio Mercadante (Casa Civil), os outros dois integrantes da "junta". Até a última atualização desta reportagem, a reunião não tinha terminado.

Assista O Video em nova janela, Clicando no Link à Seguir:http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/05/dilma-e-ministros-discutem-cortes-no-orcamento-em-reuniao-no-alvorada.html
 
Tecnicamente chamado contingenciamento, o corte deve ser anunciado até a próxima sexta-feira (22), 30 dias corridos após a sanção pela presidente do Orçamento aprovado no Congresso Nacional. O corte consiste em retardar ou "inexecutar", em função da insuficiência de receitas, parte da programação de despesas prevista na Lei Orçamentária.
No decreto de programação orçamentária, a ser divulgado, o governo terá de informar o valor do bloqueio de recursos que será necessário para atingir a meta de superávit primário (a economia para pagar juros da dívida pública).
Para 2015, a meta é de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para todo o setor público (governo, estados, municípios e estatais), o equivalente a R$ 66,3 bilhões. Em 2014, o governo anunciou um corte inicial de R$ 44 bilhões no orçamento do ano passado. Neste ano, a presidente Dilma Rousseff já informou que vai fazer "cortes" e um bloqueio "significativo" no orçamento de 2015.