terça-feira, 26 de maio de 2015

Enem 2015: saiba como fazer o pagamento da taxa de inscrição

 Pagamento só pode ser feito no Banco do Brasil e até o dia 10 de junho. 

Quem pagar fora do prazo ou valor inferior terá inscrição cancelada.

 Boleto para pagamento da taxa do Enem precisa ser quitado até 10 de junho. (Foto: G1) 

O pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é motivo de dúvida para alguns dos estudantes que já fizeram a inscrição no site do Inep.

 O pagamento é essencial para quem não obteve isenção. As inscrições só são confirmadas quando a taxa de R$ 63,00 é paga.

O boleto da taxa do Enem é gerado no próprio site do Enem através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), uma cobrança que só pode paga através do Banco do Brasil.

Após o cadastro no site, o estudante já pode gerar e imprimir sua guia. Se preferir, pode acessá-la posteriormente na Página do Participante com uso do CPF e da senha. No mesmo endereço, é possível gerar uma nova GRU em caso de perda ou erro da primeira.

O boleto da taxa de inscrição precisa ser pago até às 21h59 (horário de Brasília) de 10 de junho. Segundo o edital do exame, o prazo não será prorrogado e o dinheiro da taxa não será devolvido em nenhuma circunstância, a não ser o cancelamento da prova.

 Os pagamentos realizados fora do prazo ou com valor inferior à taxa serão invalidados e a inscrição do canditado cancelada.

QUEM PODE FAZER O ENEM DE GRAÇA
Alunos da rede pública que cursam o 3° ano do ensino médio estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.

Candidatos que comprovarem baixa renda também podem pedir isenção do pagamento ao final da inscrição.

No próprio momento da inscrição, após preencher o questionário socioeconômico, o estudante deve entrar na opção declarar carência. Nesse caso, é preciso conferir se o pedido foi aceito pelo Inep antes do fim do período de inscrições.

A partir desta edição, os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição.

PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO DO ENEM
Neste ano, as inscrições do Enem abriram nesta segunda (25) e vão até 5 de junho. Há algumas novidades no processo de inscrição, principalmente em relação a medidas de segurança do sistema informatizado.