quarta-feira, 24 de junho de 2015

'Ficamos ilhados por muito tempo', diz reitor da USP sobre uso do Enem

Proposta aprovada na terça inclui oferta de 1.499 vagas no Sisu em 2016.
Estudantes e funcionários votaram contra pela pouca oferta de cotas raciais.
O reitor da USP, Marco Antonio Zago, defendeu adesão parcial da USP ao Enem (Foto: Ana Carolina Moreno/G1) 

O reitor da USP defendeu adesão parcial da USP ao Enem (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)

A esperada adesão da Universidade de São Paulo (USP) ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na tarde desta terça-feira (23), foi aprovada por uma grande maioria. Dos 102 membros do Conselho Universitário (CO) presentes na reunião, 91 foram a favor da ideia, 10 votaram contra e houve uma abstensão. O reitor da USP, Marco Antonio Zago, defendeu a proposta e comemorou a vitória. "Hoje é o dia de comemorar. Ficamos ilhados por muitos anos, agora nós começamos a quebrar essa parede", afirmou ele após a decisão. Porém, os representantes dos estudantes e funcionários da USP que votaram contra a resolução criticaram a falta de debate sobre a implantação de cotas raciais na instituição.
De acordo com o documento, no próximo vestibular 1.499 das 11.057 vagas será oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Dos 143 cursos da USP, 85 terão uma parte de suas vagas no processo seletivo que usará apenas a nota do Enem 2015. Embora em 67 dos cursos da USP no Sisu terem vagas reservadas para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública (o equivalente a 77,3% das vagas da universidade no sistema), só 14 deles também anunciaram que vão reservar parte das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Essa é a primeira vez que a USP terá cotas específicas no vestibular para a graduação. Até então, a única política de ação afirmativa da instituição era o Inclusp, que dá bônus sobre a nota dos candidatos da Fuvest oriundos da rede pública e/ou pretos, pardos e indígenas. O Inclusp continua valendo para as vagas que ainda serão selecionadas pela Fuvest (86,5% do total).
 
24/06/2015 05h00 - Atualizado em 24/06/2015 05h00