segunda-feira, 29 de junho de 2015

Morre maestro arranjador de 'Pense em mim', hit de Leandro e Leonardo

Otávio Basso não resistiu a infarto e está sendo velado em Rio Claro, SP.

Músico trabalhou com nomes como Roberto Carlos, Daniel e até Pelé.Pelé, Marcix, Basso e Dalvan na gravação de Torcida da Paz (Foto: Fernando Basso/Arquivo pessoal)Morreu neste sábado (27), aos 69 anos, o maestro rio-clarense Otávio Basso. De acordo com a família, ele não resistiu a um infarto e foi velado em sua cidade natal, onde foi sepultado neste domingo (28). 
Ao todo, Basso dedicou 62 anos à música. Ele começou a ter aulas de acordeão com Braguinha quando tinha 7 anos,  estudou em Campinas e, de lá, foi para São Paulo, onde integrou o grupo “Os Impossíveis”. A banda acompanhou em estúdio muitos cantores da época e desses contatos surgiram oportunidades com nomes como Roberto Carlos.

“Ele conheceu um empresário e começou a fazer os arranjos para as primeiras músicas de Amado Batista. Também fez os arranjos de 'Pense em mim', 'Paz na cama', 'Temporal de amor' e 'Entre tapas e beijos', gravados por Leandro e Leonardo. Trabalhou com João Paulo e Daniel, Gian e Giovani, Zezé Di Camargo e Luciano e Moacyr Franco”, contou o sobrinho de Otávio, Fernando Basso.
Basso fez os arranjos dos primeiros sucessos de Amado Batista (Foto: Fernando Basso/Arquivo pessoal)Basso fez os arranjos de sucessos de Amado
Batista (Foto: Fernando Basso/Arquivo pessoal)
 
Outra parceria de sucesso envolveu o mundo do futebol. Basso foi o arranjador de “Torcida da Paz”, música composta por Dalvan, Marcix e Pelé em 1993 e gravada com a participação do “Rei”.
“Ele deixou um grande legado com seu maravilhoso trabalho na música”, escreveu a produtora Márcia Carvalho, a Marcix, em depoimento no Facebook após tomar conhecimento da morte do amigo.
“Ele fez muita gente se tornar famosa em vários estilos, deixou um legado muito grande. O que fica como lembrança é a imagem da perseverança, da generosidade, honestidade e caráter. Vou me lembrar dele trabalhando, buscando o melhor, brincando, ajudando e compartilhando conhecimento. Ele ensinava, deixava os artistas à vontade. Deixou uma história bonita na música e sentimos orgulho”, resumiu Fernando.
Otávio e o sobrinho Fernando Basso (Foto: Fernando Basso/Arquivo pessoal)Otávio e o sobrinho Fernando Basso: 'Sentimos orgulho' (Foto: Fernando Basso/Arquivo pessoal)