quinta-feira, 9 de julho de 2015

Dilma inicia agenda na VII Cúpula do Brics, na Rússia

Dilma se reuniu com Alexander Lukashenko, presidente de Belarus.
A programação oficial da cúpula começou nesta quinta (9).
Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com Alexander Lukashenko, presidente da República de Belarus (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República)Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com Alexander Lukashenko, presidente da República de Belarus (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República)

A presidente Dilma Rousseff iniciou sua agenda desta quinta-feira (9) na Rússia, na Cúpula do Brics, grupo de países emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ela teve encontro com Alexander Lukashenko, presidente da República de Belarus.
A programação oficial da cúpula começou nesta quinta. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os líderes dos países participarão da cerimônia de encerramento do encontro do Conselho Empresarial do grupo, terão reunião de trabalho e discursarão na sessão plenária.
Na quarta (8), Dilma se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, em Ufá. O presidente russo ofereceu um jantar em homenagem aos chefes de Estado e de governo.

saiba mais Dilma chegou a Ufá na quarta para participar da VII Cúpula do Brics. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o objetivo central da cúpula é "aprofundar o diálogo" entre os países que compõem o grupo e "avançar" na cooperação financeira.
O último encontro entre os presidentes do Brics ocorreu em novembro do ano passado em Brisbane, na Austrália, em meio à reunião do G20, formado pelas 20 principais economias do mundo.
A agenda de Dilma para quarta já previa que a presidente participasse de um jantar oferecido pelo presidente russo aos demais chefes de Estado e de governo dos países do Brics: Narendra Modi (Índia), Xi Jinping (China) e Jacob Zuma (África do Sul).

Itália
Após cumprir agenda na Rússia, a presidente Dilma seguirá para a Itália, onde se reunirá com o primeiro-ministro do país, Matteo Renzi, em Roma. Ela também viajará a Milão para visitar expositores brasileiros na Expo Milão.

A presidente Dilma Rousseff e o presidente Vladimir Putin em Ufá, na Rússia (Foto: Alexander Nemenov/POOL/AFP) 
A presidente Dilma Rousseff e o presidente Vladimir Putin em encontro em Ufá, na Rússia (Foto: Alexander Nemenov/POOL/AFP)