sexta-feira, 10 de julho de 2015

Eduardo Cunha diz que PMDB está cada dia mais distante do PT

O presidente da Câmara espera que os partidos não voltem a ficar juntos.
Para Cunha, temas polêmicos andaram na Câmara e não existe boicote.
Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, participou de evento em Cuiabá (MT) (Foto: Amanda Sampaio/G1 MT)

“O PMDB, a cada dia que passa, está mais distante do PT e nós esperamos que fique a cada hora mais distante, e, de preferência, não volte mais a estar junto com o PT”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), nesta quinta-feira (9), durante o lançamento do 10º Circuito Aprosoja, em Cuiabá (MT).
Segundo ele, essa é a posição defendida pela maioria dos integrantes do PMDB . Ele afirmou que os pontos defendidos pelos dois partidos não são mais os mesmos. “Apenas temos a responsabilidade da governabilidade de um governo que o PMDB faz parte na chapa, mas isso não quer dizer que temos que mergulhar nas teses equivocadas do PT”, disse.
Cunha afirmou ainda que o governo foi “arrastado” pela impopularidade do PT e que o Partido dos Trabalhadores é mais impopular que o próprio governo.

saiba mais
Sobre as votações de temas polêmicos na Câmara, mas que nem sempre alcançam os resultados esperados por ele, Cunha afirmou não acreditar em boicote e sim na possibilidade de colocar em debates temas relevantes para a sociedade. “Todos os temas polêmicos andaram. Não vejo boicote nenhum. Acho que quem está sendo boicotado são aqueles adeptos do atraso, aqueles que não querem debater os temas que a sociedade quer”, comentou.
Entre os próximos temas que serão debatidos está o pacto federativo. Cunha informa que será colocada em votação uma emenda constitucional que proíbe a transferência de encargos sem dar os recursos suficientes para honrá-los. “Efetivamente, o Poder Legislativo tem que funcionar. Porque os poderes são independentes e harmônicos, e temos que fazer a nossa parte, que é legislar para corrigir distorções e facilitar o país”, disse.