sexta-feira, 10 de julho de 2015

Erupção vulcânica fecha 4 aeroportos na Indonésia

Monte Raung chegou a expelir coluna de fumaça de 6 km.
Aeroportos afetados são Denpasar, Udara, Jember e Banyuwangi.

Da EFE
Painel do aeroporto de Bali, fechado pela erupção do Monte Raung (Foto: Firdia Lisnawati / AP Photo)Painel do aeroporto de Bali, fechado pela erupção
do Monte Raung (Foto: Firdia Lisnawati / AP Photo)
 
Uma erupção vulcânica no Monte Raung, no leste da ilha de Java, na Indonésia, provocou nesta sexta-feira (10) o fechamento temporário de quatro aeroportos do país devido à baixa visibilidade.
A companhia aérea indonésia Garuda confirmou, em seu perfil no Twitter, a suspensão das operações dos aeroportos de Denpasar, na turística ilha de Bali, de Udara, na ilha de Lombok, além de Jember e Banyuwangi, no oeste de Java.
Todos os voos para esses destinos foram cancelados, apontou a companhia através da rede social.
Desde o início do mês, os analistas alertaram sobre o aumento da atividade no Monte Raung, de mais de 3.300 metros de altura, que na quinta (9) produziu grande coluna de fumaça de 6 km.
As nuvens devem desaparecer até o fim de sábado (11), mas ainda há possibilidade de novas erupções durante as próximas semanas.
A Indonésia está situada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que abriga mais de 400 vulcões, dos quais 129 seguem ativos.
Vulcão ‘Raung’ emitiu muita fumaça na quinta-feira (9) (Foto: Budi Candra Setya / Antara Foto / via Reuters)Vulcão ‘Raung’ emitiu muita fumaça na quinta-feira (9) (Foto: Budi Candra Setya / Antara Foto / via Reuters)