terça-feira, 21 de julho de 2015

Escovar os dentes com cúrcuma não tem base científica, alerta conselho

Apresentadora Bela Gil indicou uso de cúrcuma para escovar dentes.
Para conselho, substituir creme dental por receita caseira traz riscos.

Mariana Lenharo Do G1, em São Paulo
Post de Bela Gil no Facebook falou sobre propriedades da cúrcuma para escovar dentes (Foto: Reprodução/Facebook/Bela Gil)Post de Bela Gil no Facebook sobre cúrcuma
(Foto: Reprodução/Facebook/Bela Gil)
O uso de receitas caseiras para escovar os dentes em substituição aos cremes dentais tradicionais pode colocar em risco a saúde da população, alerta o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp). O assunto veio à tona nesta segunda-feira (20) quando a apresentadora Bela Gil fez um post sobre o uso da cúrcuma para escovar os dentes em sua página do Facebook.
A publicação – que até a tarde desta segunda já tinha sido compartilhada mais de 4,3 mil vezes e recebido mais de 3,2 mil comentários – fala sobre as propriedades da cúrcuma. “Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)!!! Anti-séptica, antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto)”, escreveu Bela.
Cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é uma planta usada em temperos que tem uma forte coloração amarela. Trata-se de um dos ingredientes do curry.
De acordo com o dentista Marco Antonio Manfredini, secretário-geral do Crosp, não há evidência científica de que o uso de cúrcuma seja eficaz para evitar cáries e doenças na gengiva. Outras receitas caseiras que circulam na internet, que incluem ingredientes como bicarbonato de sódio e juá, por exemplo, também não têm respaldo científico, segundo Manfredini.
“Sempre alertamos que essas formulações que são feitas com produtos que não têm evidências necessárias podem colocar em risco a saúde da população”, diz o especialista.
Ele observa que os cremes dentais produzidos no Brasil contêm flúor, composto importante para a prevenção da cárie e das doenças da gengiva. Para Manfredini, além de deixar as pessoas mais vulneráveis a esses problemas, as receitas caseiras podem trazer outros prejuízos.
“O bicarbonato de sódio, por exemplo, é um agente abrasivo. É colocado dentro do creme dental em quantidade tal que não prejudica o esmalte do dente. A pessoa que aplica o bicarbonato diretamente, se fizer muita força, pode causar um desgaste no esmalte e uma retração na gengiva.”
Diante da repercussão do assunto, Bela Gil se manifestou sobre o assunto em um novo post no Facebook: "Nunca quis ofender vocês mostrando uma alternativa à pasta de dente para pessoas que não querem consumir mais toxinas do dia a dia", escreveu. "Adoraria se pudessem pesquisar e ler artigos científicos sobre os beneficios da cúrcuma na saúde bucal e sobre os efeitos maléficos da ingestão de flúor pela água e pasta de dente."
A apresentadora e nutricionista também ressaltou que esta é uma opinião dela, que não é dentista, e que só quem quiser deve experimentar. O G1 procurou a assessoria de imprensa de Bela Gil por e-mail, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.