terça-feira, 7 de julho de 2015

Hollande e Merkel pedem que Grécia ofereça propostas rapidamente

Líderes disseram que a porta continua aberta para negociações.
Grécia vai apresentar nova proposta aos credores na terça-feira.
O presidente francês, François Hollande, cumprimenta a chanceler alemã, Angela Merkel, no Palácio do Eliseu, em Paris, nesta segunda-feira (Foto: Philippe Wojazer/Reuters) 

O presidente francês, François Hollande, cumprimenta a chanceler alemã, Angela Merkel, no Palácio do Eliseu, em Paris, nesta segunda-feira (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)

Os líderes da França e da Alemanha disseram ao governo da Grécia nesta segunda-feira (6) que a porta continua aberta para negociações com os credores, mas pediram que o país faça propostas rapidamente para alcançar um acordo que libere recursos financeiros em troca de reformas econômicas.
"A porta está aberta para discussão", disse a jornalistas o presidente francês, François Hollande, ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel.
Eles pediram ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que faça propostas "sérias" rapidamente.

Merkel afirmou que as condições para uma discussão sobre o programa envolvendo o fundo de resgate da União Europeia não existem e pediu à Grécia que coloque propostas sobre a mesa nesta semana.

BCE mantém ajuda
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta segunda manter a linha de liquidez de emergência (ELA) aos bancos gregos. Em comunicado, o BCE afirmou que a provisão será mantida "nos níveis do dia 26 de junho", mas que a ajuda só pode ser fornecida com garantias suficientes.

A ELA são recursos que o BCE disponibiliza para bancos que estejam com problemas de falta de dinheiro, como é o caso dos bancos gregos, para que eles se mantenham funcionando.

O BC europeu também afirmou que vai "ajustar" o valor dessas garantias – isso significa que elas não são aceitas por seu valor de face, mas por valor menor, para se adequar ao risco econômico da Grécia.

"O Conselho (do BCE) está monitorando de perto a situação dos mercados financeiros e as potenciais implicações para a política monetária e para o equilíbrio de riscos à estabilidade de preços na zona do euro. O Conselho está determinado a usar todos os instrumentos disponíveis", diz o comunicado.

Bancos fechados
O governo da Grécia vai manter os bancos do país fechados até quarta-feira (8), segundo a presidente da Associação Helênica dos Bancos, Louka Katseli. Desde a semana passada, apenas algumas agências estão funcionando, e apenas para pagamento de aposentadorias. Nos caixas eletrônicos, os saques estão limitados a € 60 diários.

A medida foi tomada porque os bancos gregos estão ficando sem recursos. O primeiro-ministro Alexis Tsipras, no entanto, havia prometido a reabertura dos bancos para terça-feira.


Sem recursos
No domingo, os gregos rejeitaram, em referendo, as condições impostas pelos credores europeus para extensão da ajuda ao paísm que incluíam aumento de impostos e cortes nas aposentadorias.
O governo da Grécia espera que esse resultado dê mais poder de barganha ao país na negociação com os credores. Mas o país agora corre contra o tempo para conseseguir uma nova ajuda antes que os bancos fiquem sem dinheiro, e antes do vencimento de uma parcela de € 3,5 bilhões que a Grécia deve pagar ao Banco Central Europeu até dia 20 julho.

Negociações
Nesta segunda, Tsipras concordou, em uma conversa por telefone com a chanceler alemã Angela Merkel, que Atenas apresente na terça-feira (7), na cúpula europeia, novas propostas do governo grego visando a um acordo com os credores europeus e o Fundo Monetário Internacional (FMI), afirma um comunicado oficial da Grécia.
O Eurogrupo (reunião informal dos ministros das Finanças da zona do euro), que começará às 11h (8h em Brasília) desta terça, "debaterá a situação após o referendo na Grécia, realizado ontem. Os ministros esperam novas propostas das autoridades gregas", disse o comunicado.

Em nota, a diretora do FMI, Christine Lagarde, afirmou que o fundo "está monitorando de perto a situação e está pronta para ajudar a Grécia se solicitado".