sexta-feira, 3 de julho de 2015

Vai a 42 o número de mortos em naufrágio nas Filipinas

Balsa com 173 passageiros e 16 tripulantes virou em área de grandes ondas.
O presidente do país, Benigno Aquino, ordenou 'investigação exaustiva'.
Equipes de resgate procuram por sobreviventes ou corpos após naufrágio nas Filipinas (Foto: Ignatius Martin / Miquicar Photostudio / via AP Photo)

Pelo menos 42 pessoas morreram e outras 11 continuam desaparecidas após o naufrágio de quinta-feira (2) de uma balsa na qual viajavam 173 passageiros e 16 tripulantes em Ormoc, na região central das Filipinas, informaram nesta sexta (3) fontes policiais.
As equipes de resgate recuperaram mais seis corpos depois que os mergulhadores conseguiram acessar o interior da embarcação, antes que as buscas fossem suspensas por causa do mau tempo, segundo a emissora "CNN Philippines".
Vários sobreviventes afirmaram que a embarcação virou de forma repentina devido às fortes ondas na região. Muitos dos passageiros não tiveram tempo de sair antes que o barco afundasse.
A Guarda Costeira das Filipinas disse que vai investigar se o acidente foi causado por erro humano, já que a embarcação tombou para a direita de forma brusca.
As autoridades afirmam que a embarcação, com capacidade para 178 passageiros, não transportava mais pessoas que o permitido, mas os sobreviventes indicam que a possível sobrecarga do MV Kim Nirvana-B, que também transportava centenas de sacos de cimento e arroz, pode ter levado ao acidente.
O presidente do país, Benigno Aquino, ordenou uma investigação imediata e exaustiva para apurar o ocorrido. "A Guarda Costeira das Filipinas enviou uma equipe de investigação de acidentes marítimos que está analisando vários aspectos, como a possibilidade de sobrecarga da embarcação e as aptidões do capitão e seus oficiais", disse a porta-voz da presidência, Abigail Valte.
Tanto o capitão como a tripulação estão sob custódia da Guarda Costeira das Filipinas.
A embarcação MV Kim Nirvana-B se dirigia para a ilha de Camotes, que fica a cerca de 40 km a sudoeste de Ormoc, quando se deparou com fortes ondulações e afundou a aproximadamente 100 metros de distância do porto de partida.
Dezenas de pessoas morrem todos os anos em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, pelo descumprimento das normas de segurança, pela manutenção deficiente dos equipamentos e por sobrecarga.
O acidente mais grave na história moderna da navegação comercial aconteceu nas Filipinas em 1987, quando a embarcação Doña Paz naufragou após colidir com um navio petroleiro e 4.341 pessoas morreram.