quinta-feira, 2 de junho de 2016

Ivaiporã: Acadêmico aos 70 anos


Quem acha que é tarde demais para perseguir os próprios sonhos deveria se espelhar no senhor Jair Jorge de Souza, treinador das equipes de futsal do Colégio Geremias Lunardelli/Lunardelli nesta fase regional de Ivaiporã dos 63º Jogos Escolares do Paraná. Na plenitude dos seus 70 anos de idade, Jair de Souza está cursando o 5º de 7 semestres do curso de Educação Física na Unopar de Manoel Ribas, além de estar fazendo magistério em Lunardelli. “Estudei até a 4ª série do primário, e depois fiquei 50 anos fora da sala de aula. Resolvi voltar porque nunca é tarde para adquirir conhecimento e dar exemplo aos alunos, que me consideram um pai.”, explicou o treinador.


Jair é um dos responsáveis pelo projeto social do Cantinho Agrícola/Lunardelli, o qual conta com crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade, que participam das aulas de futebol, karatê e reforço escolar.

Ele acredita ser um dos acadêmicos mais velhos do Brasil, aos 70 anos de idade, sempre esbanjando simpatia e bom humor, mesmo nos momentos tensos à beira da quadra. “Os treinos são levados muito a sério, chego a fazer 3 sessões por dia no intuito de aperfeiçoar o que está sendo trabalhado, mas na hora do jogo, o segredo é manter a tranquilidade e deixar os atletas desempenharem o que treinamos”, completou.

A filha de “Seo” Jair, a pedagoga do Colégio Estadual Geremias Lunardelli, Silmara Jorge de Souza, disse que a família está muito feliz com o exemplo do patriarca em encarar o desafio de voltar aos bancos escolares. “Ele é um exemplo de dedicação e força de vontade para a nossa família e para os jovens que são treinados por ele. Meu pai sempre foi um verdadeiro mestre, agora será um mestre diplomado”, ressaltou Silmara, que é auxiliar-técnica da equipe.

Com a experiência refletida nos cabelos brancos, Jair Jorge de Souza tem um vasto currículo de conquistas pelo futebol de campo e futsal de Lunardelli, sempre formando atletas que estão jogando em clubes pelo Brasil afora. “Os pais confiam muito na credibilidade dele e sabem que as crianças estão bem cuidadas”, confidenciou Silmara de Souza.

Uma das atletas destaques comandadas pelo treinador nesses Jogos Escolares é a própria neta Lorena Alves de Souza, que aos 14 anos, está seguindo os passos da mãe Silmara, atuando como goleira. Além da filha e da neta, Jair orgulha-se de dizer que o esporte está no sangue. “Vários membros da nossa família jogaram ou ainda jogam bola. Meu irmão mais velho e meus netos são alguns casos desse amor pelo futebol”, comentou.

Por esses exemplos, pode-se dizer que o esporte está no DNA da família Souza.

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios. 
Colaboração: Paraná Secretaria do Esporte e do Turismo.