quarta-feira, 10 de junho de 2015

O que você precisa saber para começar este 10 de junho de 2015

Câmara deve votar projeto da desoneração e retomar a reforma política.
No STF, ministros discutem a proibição da publicação de biografias.

Bom dia!
O G1 reuniu os principais assuntos desta quarta-feira (10), com o que você precisa saber para começar o dia bem informado.
Leia abaixo:
selo abre dia inflação (Foto: Editoria de arte/G1)
Inflação de maio: o IBGE divulga a inflação de maio. Em abril, o IPCA perdeu força e ficou em 0,71%, o que indica que os preços subiram menos. No entanto, em 12 meses, o índice acumula alta de 8,13%, bem acima do teto da meta definida pelo Banco Central, que é de 6,5%.

selo abre dia ajuste fiscal (Foto: Editoria de arte/G1)
Ajuste fiscal: a Câmara deve votar o projeto da desoneração da folha. Para aumentar a arrecadação e reequilibrar suas contas, o governo quer reduzir o benefício concedido a 56 setores da economia. Na prática, as empresas terão que pagar mais tributos, o que vai encarecer a mão de obra.

selo abre dia reforma política (Foto: Editoria de arte/G1)
Reforma política: os deputados também podem retomar a votação da reforma política. Os próximos itens da pauta são a duração dos mandatos e a unificação do calendário para realizar todas as eleições no mesmo dia. A Câmara já aprovou o fim da reeleição e as doações de empresas a partidos.

selo abre dia biografias (Foto: Editoria de arte/G1)
Biografias: o STF começa a julgar a polêmica sobre a proibição de biografias. Os ministros vão decidir se um biografado pode impedir a publicação do livro. De um lado, artistas invocam o direito à privacidade. Do outro, autores e editoras defendem a liberdade de expressão.

selo abre dia Sisu (Foto: Editoria de arte/G1)
Sisu: termina hoje, às 23h59, o prazo de inscrição do Sisu de meio do ano. Até agora, 865 mil se cadastraram para concorrer a uma das 55,6 mil vagas oferecidas pelo sistema, que usa as notas do Enem para fazer a seleção.

Selo Agenda Enem (Foto: Editoria de Arte/G1)
Enem: os candidatos que se inscreveram no Enem 2015 devem pagar a taxa de R$ 63 até as 21h59 para confirmar sua participação no exame. Segundo balanço divulgado ontem, 8,4 milhões fizeram a inscrição. Foi a primeira queda no número de candidatos em 8 anos.

selo abre dia Mega-Sena (Foto: Editoria de arte/G1)
Mega-Sena: o sorteio de hoje pode pagar R$ 50 milhões, o maior prêmio do ano. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília). Segundo a Caixa, com essa bolada é possível comprar uma frota de 76 carros esportivos de luxo.

selo - futebol (Foto: Editoria de Arte/G1)
Futebol: a seleção brasileira enfrenta Honduras em Porto Alegre no último amistoso antes da Copa América. O jogo começa às 22h. Mais cedo, às 19h30, Alético-MG e Santos fazem em BH a única partida do dia pelo Brasileirão.