terça-feira, 14 de julho de 2015

A viagem da sonda New Horizons

Você quer ter uma ideia de como vão ser as manobras da sonda New Horizons nos momentos antes (e depois) da máxima aproximação? Esse filminho te dá uma ideia.


Ele começa mais ou menos 11 horas antes de passar a 12.500 km de Plutão e se estende até mais ou menos 6 horas depois e cada segundo de filme corresponde a 10 minutos de tempo de operação. Você pode ver cada manobra que a nave faz para apontar um instrumento para os alvos. No quadro superior à direita dá para ver o que a sonda "enxerga", ou seja, para onde ela está apontada. As marcas retangulares e quadradas representam o campo de visada do instrumento, ou seja, a área que cada instrumento está analisando. No alto do quadro estão indicados todos os instrumentos e quais estão ativos: LORRI (a câmera panorâmica preto e branco), Ralph (a câmera colorida), Alice (que é um analisador de plasma e radiação) e Rex (que vai analisar a atmosfera de Plutão e Caronte, se ela existir). Quando o alvo for a Terra (vai aparecer 'Earth' em azul no alto do quadro), a New Horizons vai estar transmitindo os dados para as antenas na Terra. A distância na parte à esquerda está em milhas, infelizmente, e o horário UTC (à direita) corresponde ao tempo universal. Basta descontar 3 horas para saber no horário de Brasília.
Depois do encontro, dá para ver o momento em que a sonda se posiciona atrás de Plutão e depois de Caronte. Neste momento, transmissões de rádio vindas da Terra serão captadas pelo Rex após atravessar a atmosfera de Plutão e de Caronte, se houver alguma coisa lá. Essa técnica é muito boa para se analisar a composição e estrutura do material que envolve ambos. A sonda vai acabar passando através da sombra de ambos, também, simulando um eclipse solar. Nessa manobra vai conseguir medir o diâmetro de Plutão com uma precisão muito melhor do que os atuais 20 km.
Veja mais sobre a missão New Horizons