quarta-feira, 15 de julho de 2015

Mais de 2 mil pessoas são afetadas pelas chuvas em SC, diz Defesa Civil

Número de municípios afetados por chuvas em Santa Catarina chega a 45.
Segundo boletim da Defesa Civil, cerca de 40 pessoas desabrigadas.

Pelo menos 2.870 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado desde a madrugada desta terça-feira (14), segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. Até 19h, 45 municípios haviam informado estragos, dos quais 10 haviam decretado situação de emergência.  "A situação pode se agravar porque os rios estão cheios. Estamos em alerta", disse o governador Raimundo Colombo, durante a tarde.
Ao menos oito pessoas ficaram feridas e outras duas morreram em decorrência das chuvas. Uma mulher foi arrastada pela correnteza em Coronel Freitas, no Oeste, e um jovem de 19 anos foi atingido por uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra.
Ruas de Concórdia ficaram alagadas nesta terça-feira (14) (Foto: Daisy Trombetta/Divulgação)Ruas de Concórdia ficaram alagadas nesta terça-feira (14) (Foto: Daisy Trombetta/Divulgação)

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa civil, 40 pessoas ficaram desabrigadas e 24 desalojadas. Os números estão sendo encaminhados pelos municípios ao órgão estadual.
Em relação aos prejuízos materiais, 880 casas e duas empresas ficaram danificadas ou detsruídas. Também houve 20 infraestruturas e instalações públicas atingidas ou danificadas e 16 infraestruturas danificadas ou completamente destruídas.
Ruas de Concórdia ficaram alagadas nesta terça-feira (14) (Foto: Daisy Trombetta/Divulgação)Ruas de Concórdia ficaram alagadas nesta terça-feira (14) (Foto: Daisy Trombetta/Divulgação)
Ajuda em 24 horas
 
Toda a ajuda humanitária às famílias atingidas chegará em 24 horas, segundo o secretário-adjunto da Defesa Civil do estado, Rodrigo Moratelli. Como a maioria das cidades registrou como ocorrência enxurradas, não houve muitos desabrigados, ele explicou. Geralmente, as famílias atingidas nesses eventos vão para a casa de parentes e voltam quando há melhora da situação.
A preocupação atual é com o rio Uruguai, afirmou o governador do estado, Raimundo Colombo. Com as cheias em afluentes, como o Canoas e Pelotas, a tendência é que ele fique cada vez maio cheio.
Morte de mulher em Coronel Freitas
Uma mulher morreu após ser arrastada pela correnteza em Coronel Freitas nesta terça. De acordo com a Polícia Militar (PM), ela tentou tirar o próprio veículo da garagem, mas ambos foram carregados pela água.
Por volta de 8h, a mulher estava em uma pet shop do qual seria proprietária, no Centro da cidade, segundo a polícia. Ela quis tirar o próprio veículo da garagem para que ele não fosse levado. Porém, a correnteza no momento já estava muito forte e ambos foram levados pelas águas.
Wilson Godinho, de 19 anos, morreu em São Joaquim (Foto: Reprodução/Facebook)Wilson Godinho, de 19 anos, morreu em São
Joaquim (Foto: Reprodução/Facebook)
Jovem morto na Serra
Um jovem de 19 anos morreu na manhã desta terça-feira (14) vítima de uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra catarinense.Conforme a Polícia Civil, ele estava perto de um portão de ferro que foi atingido pelo raio volta das 7h30.
De acordo com informações de familiares prestadas à Polícia Civil, Wilson Godinho estava próximo ao portão de entrada de uma propriedade na localidade rural de São Francisco de Xavier.
Fortes chuvas na região
A chuva forte que cai desde a madrugada desta terça causou estragos em ao menos 29 cidades no Oeste e Serra de Santa Catarina, segundo Defesa Civil. Por volta das 8h, uma barragem do Parque de Exposições de Concórdia transbordou, gerando alagamentos em toda a região central.
Coronel Freitas é uma das cidades mais atingidas. Ela registrou ao menos três casas arrastadas pelas corrrentezas devido às fortes chuvas que atingem a região desde a madrugada de terça, informou a PM. Toda a região central da cidade está alagada.  Mais de 100 automóveis foram levados ou danificados pela correnteza, segundo a PM.
Toda a região central da cidade está alagada, segundo a PM. Os bombeiros encontraram dificuldade de realizar auxílio as vítimas, devido a interrupção da rodovia SC-157 por queda de barrancos.
O hospital da cidade também sofre com os danos das chuvas. O local registra falta de medicamentos. De acordo com a PM, os postos de saúde do município cederam o contingente disponível para a unidade. Na cidade, a água destruiu lojas e casas.
Alagamentos também foram registrados em Maravilha, no Oeste (Foto: Secom/Divulgação)Alagamentos também foram registrados em Maravilha, no Oeste (Foto: Secom/Divulgação)
Abastecimento de água
 
As fortes chuvas continuam prejudicando também o abastecimento de água em municípios da área de abrangência da Casan na região Oeste.
As captações foram prejudicadas pelos alagamentos ou pelo excesso de terra e galhos trazidos pelos rios que tiveram seu nível elevado pelas chuvas. Segundo a Casan, equipes trabalham para restabelecer o serviço. Informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 0800 6430195 ou pelo chat atendente online no site da Casan.
Estão com abastecimento prejudicado por causa das chuvas os municípios de Abelardo Luz, Barra Bonita, Barra Grande, Chapecó, Concórdia, Cunha Porã, Cunhataí, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipira, Iraceminha, Lindóia do Sul, Maravilha, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, Riqueza, Salto Veloso, São Domingos, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Xaxim.
Van escolar foi arrastada pela correnteza em Concórdia (Foto: Sandro Devens/Atual FM)Van escolar foi arrastada pela correnteza em Concórdia (Foto: Sandro Devens/Atual FM)
Falta de luz
 
Até 18h40, 8.201 unidades consumidoras estavam sem luz, segundo a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). No auge do problema, chegaram a ser mais de 40 mil unidades consumidoras.
Na região de Chapecó, as cidades mais atingidas são Águas de Chapecó, Chapecó e Coronel Freitas. Estão em campo 15 equipes, entre pessoal próprio e terceirizado.
Na região de Concórdia, granizo, descargas elétricas e ventos fortes causaram danos na rede. No momento, os problemas maiores estão em Xavantina, Concórdia e Jaborá. A Celesc trabalha ali com 17 equipes próprias e seis terceirizadas.
Na região de São Miguel, a situação está praticamente normalizada. Estão trabalhando 23 equipes próprias e seis terceirizadas para recompor o sistema nos municípios de Maravilha, Pinhalzinho e Saudade para 226 unidades consumidoras que ainda estão sem energia.
Bairro São Vicente é um dos mais atingidos em Lages (Foto: Victor Hugo Bittencourt/RBS TV)Bairro São Vicente é um dos mais atingidos em Lages (Foto: Victor Hugo Bittencourt/RBS TV)
Cancelamento de aulas
 
As fortes chuvas dos últimos dias causam transtorno também nas escolas da rede pública estadual. Para evitar incidentes e manter a segurança de alunos e professores, 13 Gerências Regionais de Educação do Estado cancelaram as aulas nesta terça. Pelo menos 85 mil alunos tiveram suas aulas suspensas. A maioria das escolas também não terá aulas nesta quarta (15).
A principal causa do cancelamento é a dificuldade de locomoção nas cidades atingidas. Algumas escolas pontuais tiveram problemas de infraestrutura, as quais devem fazer boletim de ocorrência junto à Defesa Civil para receberem ajuda.
As 63 cidades que estão com aulas canceladas são: União do Oeste, Jardinópolis, Irati, Formosa do Sul, Chapecó, Águas Frias, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Caxambu Do Sul, Maravilha, Saltinho, Romelândia, Iraceminha, Tigrinhos, Saudades, Modelo, Planalto Alegre, Guatambu, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, São José do Cerrito, Alto Bela Vista, Concórdia, Ipirá, Irani, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Barra Bonita, Campos Novos, Abdon Batista, Zortéa, Brunópolis, Vargem, Princesa, Ouro, Capinzal, Erval Velho, Jaborá, Lacerdópolis, Frei Rogério, Xanxerê, São Carlos, Águas de Chapecó, Xavantina, Arvoredo, Paial, Seara, Lindóia do Sul, Ipumirim, Itá e Arabutã.
A recuperação das aulas para cumprir o calendário escolar só deverá ser definida após a volta das aulas. Cada escola terá autonomia para recompor seus horários, com aprovação das Gerências Regionais de Educação das SDRs.
 Rua ficou alagada próximo ao terminal de ônibus em Concórdia (Foto: Rádio Rural/Divulgação) Rua ficou alagada próximo ao terminal de ônibus em Concórdia (Foto: Rádio Rural/Divulgação)
Acumulados de chuva
 
A Central de Meteorologia do Grupo RBS, choveu na região Oeste mais do que o previsto para o mês inteiro. Veja os valores acumulados até 18h desta terça:
Maravilha 203 mm
Chapecó: 176 mm
Seara 165 mm
São Miguel do Oeste 160 mm
Concórdia 157 mm
Xaxim 152 mm
Itá 147 mm
Capinzal 139 mm
Lindóia do Sul 130 mm
São José do Cedro 124 mm
Irani 120 mm
Palmitos 113 mm
Xanxerê 109 mm
Águas de Chapecó e Ponte Serrada: 106 mm
Galvão 102 mm