quarta-feira, 22 de julho de 2015

Morre no Rio Aleksander Henryk Laks, sobrevivente do Holocausto

Polonês radicado no Brasil tinha 88 anos e tratava de infecção pulmonar.
Funeral será em associação israelita, na Praça da Bandeira.

Do G1 Rio
Família de Aleksander Henryk Laks publicou comunicado da morte no Facebook (Foto: Reprodução / Facebook)Família de Aleksander Henryk Laks publicou comunicado da morte no Facebook (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Morreu no Rio nesta terça-feira, aos 88 anos, Aleksander Henryk Laks, sobrevivente do holocausto. De acordo com a família, ele estava internado no Hospital Copa D’or, se tratando de uma infecção pulmonar. O velório será realizado nesta quarta-feira (22), a partir das 8h, na Associação Religiosa Israelita Chevra Kadisha, na Praça da Bandeira.
Na página de Laks no Facebook, a família vinha informando atualizações do estado de saúde dele desde junho. Por volta das 20h desta terça, um comunicado sobre o falecimento foi publicado na página.
“Nosso pai, sogro e avô morreu hoje. Agradecemos todo o carinho de vocês ao longo desses últimos dias. As correntes positivas trouxeram paz para ele e para a família. Publicaremos sobre o enterro tão logo tenhamos essa informação. Família Laks”, diz a mensagem.
Polonês radicado no Brasil, Aleksander Laks foi presidente da Associação Brasileira dos Israelitas Sobreviventes da Perseguição Nazista. Em 2000, publicou “O Sobrevivente: Memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz”, biografia em que narra suas memórias dos seis anos em que viveu em campos de concentração.