quinta-feira, 16 de julho de 2015

Sobe para 33 mil número de pessoas atingidas pela chuva no Paraná

Segundo Defesa Civil, um rapaz morreu ao tentar atravessar um córrego.
Após tornado e temporais, o nível dos rios no estado começou a subir.
Avenida Paraná, em Francisco Beltrão, está alagada (Foto: Leonardo Guilherme de Jesus/ Arquivo Pessoal)Avenida Paraná, em Francisco Beltrão, está alagada (Foto: Leonardo Guilherme de Jesus/ Arquivo Pessoal)

O boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual às 18h30 desta quarta-feira (15), mostra que o número de atingidos subiu de 31.346 para 33.310 atingidos em 50 municípios, a maioria na região sudoeste do Paraná, onde um tornado atingiu a cidade de Francisco Beltrão na segunda (13).
Ainda conforme o levantamento, um rapaz morreu em Araruna, no noroeste do estado, entre sexta (10) e sábado (11), ao tentar atravessar um córrego que corta a propriedade da família, e 35 pessoas ficaram feridas. No boletim de terça-feira (14), a Defesa Civil divulgou que o número de feridos era 71, mas corrigiu a informação no fim da tarde desta quarta. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Mariópolis, Maristela Paulek, todos os 50 atendimentos prestados pelo município foram lançados como pessoas feridas. Porém, apenas 19 moradores sofreram altuma tipo de ferimento, por isso o equívoco.
 
TORNADO NO PARANÁ - Frente fria causou destruição
O tornado que atingiu Francisco Beltrão, causou estragos, principalmente, na área rural do município, ao menos 11 casas foram destruídas. Em uma delas, estavam 15 pessoas da mesma família comemorando um aniversário, quando o vendaval começou. De acordo com a Somar Meteorologia, os ventos chegaram a 115 km/h na cidade.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Francisco Beltrão estima que os prejuízos passem de R$ 5 milhões.
Após o tornado e a chuva, que ainda cai na região de Francisco Beltrão, os moradores agora enfrentam a cheia do Rio Marrecas, que corta a cidade. Famílias afetadas estão sendo levadas para dois abrigos comunitários nos bairros São Miguel e Marrecas, e outras estão sendo orientadas a deixar as casas em áreas de risco. Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível do rio subiu quatro metros acima do normal.
O morador Leonardo Guilherme de Jesus fotografou a Avenida Paraná, no Bairro Presidente Kennedy, onde mora. Segundo ele, a água do Rio Lonqueador, afluente do Rio Marrecas, avança para as casas. "Se continuar subindo assim, logo vai entrar nas casas", teme o morador.
Rio Lonqueador avança sobre as casas (Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão/ Divulgação) 
Rio Lonqueador avança sobre as casas (Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão/ Divulgação)
 
Na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina a preocupação também é com alagamentos já que o nível do Rio Paraná e do Rio Iguaçu estão subindo. Por causa da chuva a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, precisou abrir, no sábado (11), o vertedouro para liberar a água que não é usada na produção de energia. O volume de água na madrugada desta quarta-feira no vertedouro da usina passou de 9,5 milhões de litros de água por segundo. A previsão da Itaipu é que o nível dos rios comece a baixar a partir dos próximos dias.
Ajuda
Estão sendo arrecadados donativos para famílias de Francisco Beltrão, Mariópolis, Vitorino e Pato Branco. Os pedidos são de água, alimentos, roupas, calçados e cobertores, materiais de construção, móveis e dinheiro. Em Francisco Beltrão os telefones para informações sobre as doações são (46) 3520-2190, (46) 3520-2191 e (46) 3520-2192; em Mariópolis é o (46) 3226-8100; Pato Branco (46) 3225 - 5544 e Vitorino pelo telefone (46) 3227-1616.

saiba mais - Previsão para o estado
De acordo com o Sistema Tecnológico Simepar, a quinta-feira (16) será chuvosa em todo o Paraná, entretanto não há mais condição para temporais em nenhuma região. Deve chover no sudoeste do estado, mas a quantidade será menor se comparado aos últimos dias. O tempo na sexta (17) deve continuar instável com chuva de fraca a moderada. O sol deve aparecer a partir de sábado (18).
Apesar da chuva diminuir, segundo o Simepar, não há tendência de mínimas muito baixas. Em Curitiba a temperatura deve variar entre 13 e 19 graus nesta quinta-feira; em Cascavel fica entre 13 e 20 graus; Francisco Beltrão faz entre 12 e 18 graus; Foz do Iguaçu varia entre 14 e 22 graus; Londrina entre 15 e 23 graus; Maringá entre 16 e 23 graus e Guarapuava entre 12 e 17 graus.
Cidades atingidas
Os municípios atingidos são: Alto Paraíso, Amaporã, Ampére, Apucarana, Araruna, Barracão, Bom Jesus do Sul, Cafezal do Sul, Campo Mourão, Congonhinhas, Corbélia, Douradina, Floresta, Francisco Beltrão, General Carneiro, Indianópolis, Iporã, Jandaia do Sul, Janiópolis, Loanda, Londrina, Lunardelli, Manfrinópolis, Marialva, Mariópolis, Matelândia, Mauá da Serra, Nova Londrina, Pérola D'Oeste, Pinhão, Ponta Grossa, Pranchita, Prudentópolis, Querência do Norte, Roncador, Rondon, Santa Cruz de Monte Castello, Santana do Itararé, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Ivaí, São Jorge do Patrocínio, São José dos Pinhais, São Pedro do Paraná, Sarandi, Siqueira Campos, Teixeira Soares, Terra Rica, Umuarama e Vitorino.
Tornado - entenda como funciona (VALE ESTE) (Foto: Arte/G1)