segunda-feira, 13 de julho de 2015

Armando Monteiro Neto: 'O Mercosul não pode se constituir numa amarra'

Em entrevista exclusiva para a GloboNews, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior admite rever regras do bloco para facilitar acordos de exportação diretamente com outros países.


A fim de ajudar na recuperação da economia, o governo brasileiro lançou, recentemente, um plano nacional para aumentar as exportações. Em entrevista exclusiva para a GloboNews, Armando Monteiro Neto, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, reconhece a importância do Mercosul, mas admite rever as regras do bloco para facilitar acordos diretamente com outros países. "O bloco regional, o comércio regional, é algo muito importante para o Brasil. Agora, o Mercosul não pode se constituir numa amarra", afirma ele. "O Mercosul é um casamento indissolúvel, mas nós devemos discutir a relação sempre, porque a dinâmica do comércio internacional mudou. E aos próprios parceiros do Mercosul interessa ter um grau de liberdade maior", acrescenta.
Segundo Monteiro Neto, o Brasil precisa deixar de ser um país com baixa inserção internacional e se integrar às redes de acordos internacionais, usando o Mercosul como elemento que lhe dê força para fazer negociações com outros blocos comerciais. "Por exemplo, o regional pode nos servir para fazer um bom acordo com a União Europeia", explica o ministro.