segunda-feira, 13 de julho de 2015

Traficante Joaquín 'El Chapo' Guzmán foge pela 2ª vez no México

Sua prisão, em 2014, foi o maior golpe contra o narcotráfico em 10 anos.
El Chapo volta a ser o criminoso mais procurado no México e nos EUA.

O traficante de drogas Joaquín 'El Chapo' Guzmán, líder do Cartel de Sinaloa, fugiu da prisão do Estado do México (centro do país) na qual estava preso desde sua detenção em fevereiro de 2014. É a segunda vez que ele escapa de uma prisão mexicana, informaram neste domingo (12) fontes oficiais.
Joaquin Guzman Loera, conhecido como “El Chapo”, após ser preso neste sábado (22) (Foto: PGR/AP)
Joaquin Guzman Loera, conhecido como
'El Chapo', em foto tirada quando estava preso
(Foto: PGR/AP)
Em comunicado, a Comissão Nacional de Segurança (CNS) informou que a fuga, a segunda do narcotraficante após a de 2001, aconteceu "às 20h52" do sábado (11). Na última vez em que foi visto, ele estava indo ao banheiro da penitenciária.
A prisão federal Altiplano está localizada em Almoloya de Juárez, no Estado do México, a 25 km de Toluca, capital estadual, e a cerca de 90 km da Cidade do México.
"Ao se prolongar a não visibilidade do interno, se entrou na cela, que estava vazia. Por isso, imediatamente se emitiu o alerta correspondente pela provável evasão do mencionado recluso. Assim se iniciou o protocolo correspondente, com o que se confirma a fuga de Guzmán Loera", informou a CNS em nota.
Com vistas a voltar a deter o narcotraficante, a CNS informou que iniciou buscas na região e nas estradas dos estados vzinhos. Agentes da polícia federal mexicana iniciaram buscas pelo traficante em áreas próximas à prisão Altiplano, como o local de uma construção.
saiba mais - Buscas
O titular da Comissão Nacional de Segurança, Monte Alejandro Rubido, informou neste domingo, em entrevista coletiva que, quando a fuga foi descoberta, foi ativado "um protocolo de segurança de alerta vermelho", que exige, além do reforço da "segurança no perímetro" do presídio, o estabelecimento de "pontos de revista nas principais vias de acesso" à região.
De acordo com Rubido, 18 funcionários da penitenciária foram interrogados a respeito da fuga. Além disso, foram suspensas as operações no aeroporto internacional de Toluca.
Policiais que revistaram a cela onde ele estava encontraram "um buraco de 50 por 50 centímetros e 1,5 metro de profundidade que levava a um duto vertical", e este por sua vez, ao túnel.
El Chapo
Nascido em 1957, Joaquín Guzmán Loera, conhecido como "El Chapo", começou sua carreira criminosa nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara. A detenção de Gallardo em 1989 fez Guzmám o levou a fundar sua própria organização em Sinaloa, seu estado natal.
Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de onde foi extraditado para o México. Em 19 de janeiro de 2001 fugiu da prisão de Puente Grande, estado ocidental de Jalisco, a bordo de um caminhão de limpeza graças à ajuda dada por alguns funcionários do presídio.
Sua última detenção, em 22 de fevereiro de 2014, foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico no México em uma década, pois Guzmán era o criminoso mais procurado tanto pelo México como pelos Estados Unidos.
Agentes da polícia federal mexicana buscam o traficante foragido Joaquín 'El Chapo' Guzmán em áreas próximas à prisão Altiplano. (Foto: Yuri Cortez/AFP)Agentes da polícia federal mexicana buscam o traficante foragido Joaquín 'El Chapo' Guzmán em áreas próximas à prisão Altiplano. (Foto: Yuri Cortez/AFP)