segunda-feira, 13 de julho de 2015

Líderes da zona do euro chegam a acordo para a crise da Grécia

Reunião durou quase 17 horas, após fracasso dos ministros do Eurogrupo.
Para obter ajuda, Grécia terá terá de anunciar um pacote de austeridade.

 O presidente do Conselho da Uniâo Europeia (UE), Donald Tusk, anunciou nesta segunda-feira (13) que os chefes de Estado da zona do euro alcançaram um acordo que permite negociar e ajudar financeiramente a Grécia, informam as agências de notícias Efe, France Presse (AFP) e Reuters. A reunião emergencial começou no domingo (12), após o fracasso da reunião de ministros de Economia e Finanças do Eurogrupo, entrou pela madrugada e só terminou pela manhã, após quase 17 horas de discussões.
Os líderes da decidiram, por unanimidade, manter o apoio financeiro à Grécia, garantindo a permanência do país na zona do euro.
Donald Tusk disse que a ajuda financeira será dada mediante o compromisso do governo grego de levar adiante "sérias reformas" econômicas. Ainda não foram divulgados detalhes do acordo, mas é esperado que os gregos anunciem até quarta (15) um pacote de reformas econômicas exigidas pela UE.
"A reunião alcançou por unanimidade um acordo. Está tudo pronto para um programa de ajuda para a Grécia", informou Tusk.
 
CRISE DA GRÉCIA - País tem até domingo para fazer acordo
Tusk disse ainda que o acordo costurado para iniciar as negociações para o terceiro resgate da Grécia irá permitir um maior apoio ao país. "Nós concordamos, em princípio, que estamos prontos para começar as negociações para trazer um programa para o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), que em outras palavras significa continuar a apoiar a Grécia", afirmou.
Os líderes da cúpula do euro começaram a situação da Grécia no final da tarde de domingo, depois que ministros de Economia e Finanças do Eurogrupo terminaram reunião sem acordo para conceder um novo pacote - o terceiro - de ajuda financeira ao país em falência, que tem dívidas superiores a 150% de seu Produto Interno Bruto (PIB). “O Eurogrupo terminou. Passamos a tarefa à cúpula de líderes do euro", disse o ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, que participou da reunião.
Os 19 chefes de Estado e de Governo da zona do euro, reunidos em Bruxelas, na Bélgica, disseram para a Grécia que a confiança em Atenas deve ser restaurada antes que sejam abertas negociações sobre qualquer novo resgate financeiro para que o país permaneça na zona do euro.
saiba mais - Condições à Grécia
Alguns pontos do acordo foram antecipados pela Reuters, embora ainda não há uma confirmação oficial do que foi costurado em Bruxelas. Segundo a agência internacional de notícias, seis medidas de austeridade, incluindo reformas fiscal e no sistema de pensões, vão precisar ser decretadas até quarta à noite, e todo o pacote de resgate precisará ser apreciado pelo Parlamento antes que as negociações possam começar.
A Grécia ainda terá que impor mudanças no seu imposto sobre o comércio e no seu sistema de aposentadorias, além de fortalecer a independência da agência de estatísticas.
Após isso, os ministros das Finanças do Eurogrupo se encontrariam novamente na sexta (17) ou no próximo fim de semana para começar formalmente as negociações com a Grécia.
De acordo com a proposta preliminar da Europa, a Grécia precisa de 7 bilhões de euros até 20 de julho, quando deve fazer um resgate crucial de títulos junto ao Banco Central Europeu, e de mais 12 bilhões de euros até meados de agosto, quando vence outro pagamento ao BCE.
Discussões
Os ministros das Finanças e da Economia da zona do euro discutem a ajuda à Grécia desde sábado (11), quando a reunião do Eurogrupo durou sete horas e terminou sem acordo.
RESUMO DO CASO
- A Grécia enfrenta uma forte crise econômica por ter gastado mais do que podia.
- Essa dívida foi financiada por empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do resto da Europa.
- Em 30 de junho, venceu uma parcela de € 1,6 bilhão da dívida com o FMI. Então, o país entrou em "default" (situação de calote), o que pode resultar na sua saída da zona do euro. Essa saída não é automática e, se acontecer, pode demorar. Não existe um mecanismo de "expulsão" de um país da zona do euro.
- Como a crise ficou mais grave, os bancos estão fechados para evitar que os gregos saquem tudo o que têm e quebrem as instituições.
- A Grécia depende de recursos da Europa para manter sua economia funcionando. Os europeus, no entanto, exigem que o país corte gastos e aumente impostos para liberar mais dinheiro. O prazo para renovar essa ajuda também venceu em 30 de junho.
- Em 5 de julho, os gregos foram às urnas para decidir se concordam com as condições europeias para o empréstimo, e decidiram pelo "não".
- Os líderes europeus se reuniram esta semana para discutir a situação grega e deram um ‘ultimato’ ao governo grego, exigindo uma proposta até dia 9 de julho.
- A Europa pressiona para que a Grécia aceite as condições e fique na zona do euro. Isso porque uma saída pode prejudicar a confiança do mundo na região e na moeda única.
- Para a Grécia, a saída do euro significa retomar o controle sobre sua política monetária (que hoje é "terceirizada" para o BC europeu), o que pode ajudar nas exportações, entre outras coisas, mas também deve fechar o país para a entrada de capital estrangeiro e agravar a crise econômica.