segunda-feira, 6 de julho de 2015

Livro da 'musa da Flip' lidera lista dos mais vendidos desta 13ª edição

'Jóquei', da poeta portuguesa Matilde Campilho, foi o que mais saiu.

Mário de Andrade, autor homenageado, ficou com o segundo lugar.02/07: Matilde Campilho fala sobre poesia na mesa 3 da Flip 2015 (Foto: Divulgação/Flip)
A portuguesa Matilde Campilho encantou tanto o público da 13ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) que foi a que mais vendeu na livraria oficial do evento. "Jóquei", livro de poemas da "musa da Flip", foi a obra que teve mais saída durante a festa literária, segundo balanço parcial divulgado neste domingo (5).
 Quem deixou para comprar o livro no último dia de Flip teve dificuldade em achá-lo nas prateleiras. A psiquiatra infantil Maria de Lourdes Costa, de 63 anos, por pouco não voltou para Salvador sem a obra. Ela passou na livraria à tarde, quando, segundo a equipe do estabelecimento, restavam menos de dez exemplares de "Jóquei".
"Foi uma poeta que me surpreendeu pelo conteúdo, pelo nível de densidade poética. Uma figura densa, absoluta e sobretudo porque eu vi, eu percebi que existe, nas entrelinhas, em tudo que ela fala, a herança, o DNA do Fernando Pessoa e do Camões", comentou Maria de Lourdes sobre a poeta portuguesa.
O homenageado desta edição, Mário de Andrade, também figurou entre os mais vendidos. O box com três de suas obras - "Amar, verbo intransitivo", "Macunaíma" e "Contos novos" - ficou em segundo lugar entre os mais vendidos, seguido por "Limiar: Uma década entre o cérebro e a mente", de Sidarta Ribeiro, ainda de acordo com o balanço parcial da livraria.
Livros mais vendidos da 13ª Flip
1º "Jóquei", de Matilde Campilho
2º Box de Mário de Andrade: "Amar, verbo intransitivo", "Macunaíma" e "Contos novos"
3º "Limiar: Uma década entre o cérebro e a mente", de Sidarta Ribeiro
4º "Amor e Matemática: O Coração da Realidade Escondida", de Edward Frenkel
5º "Brasil: Uma Biografia", de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling
6º "O Brilho do Bronze", de Boris Fausto
7º "Gomorra", de Roberto Saviano
8º "A Ilusão da Alma", de Eduardo Giannetti
9º "Agora Ninguém Precisa de Si", de Arnaldo Antunes
10º "Sonhos em Tempo de Guerra", de Ngg wa Thiong'o