quarta-feira, 15 de julho de 2015

México divulga vídeo do momento da fuga do narcotraficante 'El Chapo'

El Chapo 'desaparece' na área de chuveiro de sua cela.
Depois, ele fugiu por um túnel de 1,5 km até um casa perto da prisão.

O governo do México divulgou, nesta terça-feira (14), um vídeo que mostra o momento exato da fuga do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, da prisão de segurança máxima Planalto I.
No vídeo, apresentado em entrevista coletiva pelo titular da Comissão Nacional de Segurança, Monte Alejandro Rubido, El Chapo é visto caminhando de um lado para outro em sua cela. Depois se senta em sua cama para trocar de calçado e se agacha na área do chuveiro, ocultada por um muro. Então, o líder do Cartel de Sinaloa volta a se aproximar do local, se agacha novamente e desaparece.
México oferece US$ 3,8 milhões por informações sobre 'El Chapo' (Foto: Reprodução)México oferece US$ 3,8 milhões por informações sobre 'El Chapo' (Foto: Reprodução)
"O material que vocês acabam de ver foi gravado pela câmera de vigilância no interior da cela onde estava o preso. O comportamento dele no dia dos fatos era normal até esse momento, natural de um prisioneiro que passa longas horas dentro da cela", disse Rubido.
Além disso, destacou que pode se comprovar que há dois pontos cegos para a câmera na cela, cujo objetivo é "permitir a privacidade nas áreas do banheiro e de banho".
"O túnel pelo qual ocorreu a fuga desembocava por trás do chuveiro, o que obstruía a visibilidade do equipamento e não permitiu detectar uma ação extraordinária nos momentos prévios de sua evasão", explicou.
saiba mais
O titular da Comissão Nacional de Segurança disse que, como estabelecem os protocolos, foi emitido um alerta vermelho assim que os funcionários da prisão perceberam que El Chapo não estava mais na sala. Porém, Rubido não informou quanto tempo se passou entre o desaparecimento de Gúzman e o alerta.
"Como parte das investigações, a Procuradoria-Geral da República analisa se esses protocolos foram seguidos à risca ou não, além da possibilidade de existirem responsáveis que facilitaram a ação. Em caso positivo, eles enfrentarão à Justiça", garantiu.
Rubido apresentou outros dois vídeos, um da cela vista de fora no momento da fuga, e outro que segue a rota usada por El Chapo através de um conduto que vai desde a área do chuveiro até ao túnel de 1,5 km que conduz a uma casa fora da prisão.
O representante do governo também falou sobre as medidas tomadas após a detecção da fuga do preso, incluindo o desdobramento de 700 soldados das forças federais. "A Secretaria da Defesa Nacional alertou todos os comandantes territoriais, usou suas equipes de inteligência, empregou meios técnicos e tecnológicos, cercou o perímetro da prisão e estabeleceu sítios nos aeroportos do país", indicou. "Todas as forças de segurança do Estado mexicano estão trabalhando de maneira coordenada para tentar conseguir a recaptura de Guzmán", afirmou.