quinta-feira, 16 de julho de 2015


Show Pecuário em Cascavel tem exposições e novas tecnologias

Evento, no Parque de Exposições, segue até quinta (16); entrada é gratuita.
São mais de 200 cabeças de gado em exposição, além empresas do setor.

Do G1 PR, com informações da RPC Cascavel
 O 1º Show Pecuário de Cascavel, no oeste do Paraná, traz aos visitantes e profissionais da área exposição de animais, novas tecnologias para o setor e a oportunidade de novos negócios. O evento no Parque de Exposição da cidade segue até quinta-feira (16). A entrada é de graça.
A feira tem mais de 200 cabeças de gado em exposição, além de cavalos, ovelhas e empresas de todo o Paraná e de outros estados. "Essas empresas trazem equipamentos, trazem remédios, a parte de ração. Dentro dessas empresas, o produtor pode chegar e fazer negócio. Tem também as cooperativas de compra de carne, onde o produtor tem a chance de negociar o seu gado pronto", explica o organizador, Agassis Linhares Neto.
saiba mais
  • Paraná produz nova raça de gado para a pecuária de corte brasileira
  • Ministra diz estar otimista para o fim da febre aftosa sem vacina no Paraná
  • Feira de agropecuária no Paraná deve movimentar R$ 424 milhões
A programação conta ainda com palestras e julgamento de raças de animais. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, apesar de ser a primeira edição, o evento pode se tornar uma tradição na cidade. "Está nos surpreendendo a participação. Isso demonstra que ele [o Show Pecuário] veio preencher um vazio que existia na cadeia da pecuária", comenta Orso.
O Paraná tem 6 milhões de cabeças de gado de corte, mas ainda não é autossuficiente no setor. Segundo o coordenador da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ronei Volp, o estado tem capacidade para aumentar a produção bovina. "Se nós conserguimos aumentar em 10% a taxa de nascimentos de bezerros, nós já nos tornamos autosuficientes", diz. Por ano, de cada 100 vacas nascem 62 bezerros no estado.
Para o agropecuarista Erwin Soliva, é um setor bom para se investir. "Nós moramos em um estado muito produtivo de grãos, em contrapartida facilita você criar gado porque o gado, para ter precocidade, você precisa alimentar ele melhor. Então, precisa ter cuidados melhores com pastagem e haver um suplemento em termos de grãos para a carne ficar mais macia", garante.